Após a manifestação do Orixá, quando a matéria entra em um breve estado de relaxamento e entrega, realiza-se o procedimento conhecido como “dar chegada” ou “quebrar o Orixá”. Esse momento marca a ligação harmoniosa entre a força espiritual manifestada, a mente e o corpo.

Tradicionalmente, são feitos leves toques na parte interna dos braços, cruzando-os sobre o peito em forma de “X”, seguidos do sopro nos ouvidos. Esses gestos auxiliam no restabelecimento da consciência corporal e no equilíbrio dos canais mentais, permitindo que a manifestação aconteça de forma segura e ordenada.

A chegada não tem apenas a função de receber o Orixá, mas também de preparar e estabilizar a matéria para a atuação espiritual. Da mesma forma que existe a chegada, existem os procedimentos de subida, realizados quando o Orixá é despachado, promovendo o desligamento gradual das influências espirituais.

Em muitas ocasiões, conforme a necessidade determinada pelo próprio Orixá, sua força não é retirada completamente da matéria. Nesses casos, após a desvinculação da manifestação mais intensa, permanece uma presença mais sutil, conhecida no Batuque como Orixá Axerê, mantendo uma ligação espiritual mais leve e equilibrada.

Essa versão preserva a essência do ensinamento, mas com uma linguagem mais clara, fluida e respeitosa.

#

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *